sexta-feira, 22 de abril de 2011

TROCANDO UMA VIDA DE LÁGRIMAS PELA ALEGRIA DO SENHOR
“Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo” (Jr 31.16).
“porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10).
A alegria do Senhor é algo fundamental para a vida do ser humano e precisa ser cultivada, pois ela faz bem ao nosso corpo e à nossa alma. Se você tem vivido triste e chorando, hoje, o Senhor Jesus vai enxugar as suas lágrimas e fará você voltar a sorrir como uma criança.
Fatores que nos fazem perder a alegria.
1. Falta de perdão (perdoar e ser perdoado) – “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt 6.14,15).
2. Situações traumáticas: Ex: Perda de emprego, parente, irmão, ou amigo... etc.
3. Enfermidades e ataques malignos: “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mt 8.16,17).
4. Sente-se injustiçado. “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mt 5.10-12).
5. Uma vida de pecados. “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Sl 51.12).
6. Distante de Deus e da comunhão do corpo (igreja). “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.25).
Consequências das tristezas.
1. Perda da alegria e da paz.
2. Perda da motivação para a vida.
3. Perda da saúde. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17.22).
4. Perda da visão e dos sonhos de Deus. ”Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios” (Os 14.1,2).
5. Abre brechas para espíritos atormentadores e de opressão. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pd 5.8).
Experimentando a restauração da alegria.
1. A alegria do Senhor é a nossa força. “porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10).
2. Alegria eterna coroará a vossa cabeça. “Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Is 35.10).
3. Com alegria nós sairemos e em paz nós seremos guiados. “Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas” (Is 55.12).
4. Recebemos óleo de alegria em vez de pranto. “e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória” (Is 61.3).
5. A nossa alegria ninguém poderá tirar. “Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (Jo 16.22).
Veja o que o Senhor nos instrui através do Ap. Paulo em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário